O xadrez era um dos jogos mais populares na União Soviética, e há um facto interessante: a maioria dos campeões mundiais de xadrez eram cidadãos da União Soviética.
Trabalhamos com os nossos artesãos há muito tempo, e todos os anos vemo-los a fazer vários destes tabuleiros de xadrez soviéticos feitos à mão.
Perguntámos aos nossos artesãos se considerariam a possibilidade de os vender ao público em geral. E aqui estamos nós. Estamos a mostrar as capacidades dos nossos melhores designers. Esta é a sua oportunidade de partilhar a sua paixão pelo xadrez e pela qualidade de fabrico.
Oferecemos um número limitado destes tabuleiros de xadrez soviéticos.Os nossos designers já produziram cinquenta destas peças únicas e concordaram em produzir um número adicional de peças com base no seu pedido.
Deixe-nos sublinhar este ponto: estes são modelos de madeira de alta qualidade.
Como tal, o tabuleiro de xadrez fará, a seu tempo, o que a madeira de qualidade faz: adquirirá uma pátina profunda e .radiante e pode apresentar alguns pequenos sinais de movimento natural (mudança de cor). Isto não é um sinal de defeito, mas um resultado natural da própria madeira. Cada pedaço de madeira é diferente. Mesmo as tábuas da mesma árvore podem ter um grão e uma tonalidade diferentes; mais uma vez, este é o resultado de os nossos artesãos usarem madeiras duras sólidas reais em vez de um material sintético.
Tenha certeza de que, se manuseado com cuidado e tratado corretamente, seu tabuleiro de xadrez durará por gerações.
O xadrez tem sido uma parte central da história e cultura russas desde a Idade Média, dando origem a uma grande variedade de jogos de xadrez na Rússia ao longo dos tempos…
A maioria dos governantes russos gostava de xadrez. Reza a lenda que Ivan IV (o Terrível) morreu a jogar xadrez, tal como representado numa pintura de Konstantin Makovsky. Infelizmente, este quadro desapareceu. Pedro, o Grande, levava sempre consigo um tabuleiro de xadrez nas suas campanhas e estava sempre acompanhado por aqueles contra quem jogava. Catarina II jogava xadrez: em 1796, o conde Stroganoff organizou um jogo de xadrez humano entre ela e o rei sueco Gustavo IV.
A intelligentsia russa também mostrava um grande interesse pelo xadrez. Pushkin gostava de jogar e tinha na sua biblioteca um livro de A. Petrov – um dos melhores jogadores de xadrez russos da época – “Le jeu d’échecs, mis dans un ordre systématique”, com uma dedicatória do autor. É também assinante de “Le Palamede”, o primeiro periódico do mundo inteiramente dedicado ao jogo de xadrez, publicado em Paris em 1836. A popularidade do xadrez na Rússia foi sublinhada pelo viajante inglês William Cox: “O jogo de xadrez era tão popular na Rússia que, durante a minha estadia em Moscovo, dificilmente encontrei um lugar onde as pessoas não jogassem xadrez”. Na Moscovo do século XIX, os jogadores de xadrez reuniam-se geralmente em cafés e restaurantes para jogar. Em 1877, foi fundado o Círculo de Xadrez de Moscovo. Vinte anos mais tarde, em 1896-97, Moscovo foi o palco da desforra do campeonato do mundo entre Wilhelm Steinitz e Emanuel Lasker.
Mikhail Chigorin desempenhou um papel fundamental na popularização do xadrez na Rússia – foi o melhor jogador de xadrez russo no final do século XIX e início do século XX. Foi também o iniciador da publicação dos seguintes periódicos de xadrez: “Chess listok”, “Chess vestnik” e “Chess”. Chigorin esteve perto de se tornar campeão do mundo. Wilhelm Steinitz, o campeão mundial de xadrez na altura, aceitou o desafio de Chigorin. Na sua primeira partida, Chigorin perdeu por 6,5:10,5, embora três anos mais tarde houvesse outra desforra, novamente em Havana, e Chigorin tivesse uma grande hipótese de ganhar, embora isso acabasse por não acontecer. Chigorin perdeu devido a uma trágica cadeia de acontecimentos – na 23ª partida, aproveitando uma certa posição vencedora, cometeu um erro e teve de abandonar.
Na época soviética, a partir de 1920, o xadrez foi incluído nos cursos de preparação do exército. Isto levou à fundação do Clube Central de Xadrez. E no outono de 1920, Moscovo acolheu a primeira Olimpíada de Xadrez em toda a União, com o futuro campeão mundial de xadrez Aleksandr Alekhin a vencer o torneio.
Em 1925, realizou-se em Moscovo o primeiro torneio internacional de xadrez, com a participação de estrelas como Lasker, Capablanca, Tartakover e muitos outros.
Características do tabuleiro de xadrez soviético:
- Tabuleiro de xadrez : Largura – 48 cm x Comprimento – 48 cm
- Peças de xadrez:
- Altura do rei – 9,5 cm
- Base – 4 cm
- Peso líquido – 5,2 kg
- Inclui: 34 peças de xadrez, tabuleiro de xadrez
- Feito a partir de uma massa inteira de buxo e madeira de sesham
- ENTREGA GRATUITA
- (As fotografias não são contratuais pois cada uma é feita à mão e é única)
- Feito por artesãos indianos de renome mundial (empresa certificada No Child Labour e amiga do ambiente)
Honra o mundo do xadrez com este soberbo jogo de xadrez histórico.Em alternativa, pode sempre visitar a nossa coleção de complete wooden chess sets para descobrir todos os modelos que a nossa loja tem para oferecer. Porque dispomos de vários tipos de materiais diferentes, recomendamos-lhe que descubra toda a coleção dedicada a todos os nossos tabuleiros e jogos de xadrez. Para aperfeiçoar os seus tabuleiros de xadrez com as peças mais bonitas, visite a coleção de peças de xadrez.