Este belo tabuleiro de gamão tem uma romãzeira moldada no seu centro. A romãzeira é o emblema da Arménia, um pequeno país cristão na porta de entrada para a Europa.
Trabalhamos com os nossos artesãos há muito tempo e todos os anos vemo-los fazer vários destes belos tabuleiros de gamão com uma árvore de romã feita à mão.
Perguntámos aos nossos artesãos se consideravam a possibilidade de os vender ao público em geral. E aqui estamos nós. Estamos a mostrar as capacidades dos nossos melhores designers. Esta é a sua oportunidade de partilhar a sua paixão pelo xadrez e pela qualidade do trabalho.
Oferecemos um número limitado destes tabuleiros de gamão em madeira com uma romãzeira. Os nossos designers já produziram cinquenta destas peças únicas e concordaram em produzir um número adicional de peças com base no seu pedido.
Deixe-nos sublinhar este ponto: estes são modelos de madeira de alta qualidade.
Como tal, o tabuleiro de xadrez fará, a seu tempo, o que a madeira de qualidade faz: vai adquirir uma pátina profunda e .radiante e pode apresentar alguns pequenos sinais de movimento natural (mudança de cor). Isto não é um sinal de defeito, mas um resultado natural da própria madeira. Cada pedaço de madeira é diferente. Mesmo as tábuas da mesma árvore podem ter um grão e uma tonalidade diferentes; mais uma vez, isto é o resultado de os nossos artesãos usarem madeiras duras sólidas reais em vez de um material sintético.
Tenha a certeza de que, se manuseado com cuidado e tratado corretamente, o seu tabuleiro de gamão vai durar gerações.
A romãzeira, emblema emblemático da Arménia
A romãzeira é o emblema deste pequeno país do Cáucaso, independente desde 1991: a Arménia. Os habitantes locais afirmam mesmo que este fruto resume a história e a geografia da sua nação: um pouco austera por fora, mas tão rica por dentro! Acredita-se também que cada romã contém exatamente 365 arilos, um para cada dia do ano. Os arilos são as sementes rodeadas por uma polpa escarlate, com um sumo que varia em acidez, mas é sempre revigorante e cheio de antioxidantes. Cultivada há três milénios na Arménia, esta baga tem mais do que uma função nutricional.
Com a sua cor de sangue, simboliza a prosperidade, a fertilidade, a longevidade, em suma, a vida. Não há casamento sem que os felizes noivos atirem uma romã contra a parede, para que as sementes do fruto rebentado abençoem os seus descendentes. E não há Natal sem uma romã na ementa, para que o novo ano comece com vitalidade… Estas superstições têm, sem dúvida, as suas raízes em textos bíblicos. Quando a arca de Noé encalhou nas encostas do monte Ararat, que se eleva a 5.165 metros de altitude, não muito longe da capital arménia, transportava dois representantes de cada espécie animal, bem como alguns frutos, entre os quais, evidentemente, a romã. E, segundo alguns arménios, esta saborosa baga roxa poderia ser a famosa “maçã” que Eva comeu no Jardim do Éden…
Este fruto do paraíso é também uma fonte substancial de rendimento para os agricultores do sul. Nomeadamente os de Nrnadzor, uma aldeia de montanha cujo nome significa “vale das romãs”. As romãzeiras, que podem viver até dois séculos, crescem até onde a vista alcança. Antes da colheita do outono, as suas flores vermelhas e brilhantes pontuam as encostas. Os frutos, de qualidade excecional, são colhidos à mão. Os maiores são enviados para a capital, enquanto os mais pequenos são utilizados para fazer um vinho suave e doce que faz lembrar o vinho do Porto ou o xerez. Em Nrnadzor, os agricultores são por vezes considerados heróis… porque têm de lidar com os humores dos ursos! Os plantigrados invadem regularmente os seus pomares: humanos ou animais, todos na Arménia adoram romãs.
Típica do Cáucaso e da Ásia Central, a romãzeira é atualmente cultivada na bacia mediterrânica e até na América, desde que os conquistadores a importaram para lá. Os frutos que se encontram em França provêm frequentemente de Espanha ou de Itália. Mas prová-los não é assim tão fácil. O melhor método consiste em cortar primeiro a coroa e a base da romã. De seguida, cortar a pele verticalmente em cinco quartos, para que se abra facilmente. Esta baga pode ser consumida sozinha, mas também pode animar uma taça de iogurte, dar um toque de frescura a um tzatziki ou fazer maravilhas nas ostras… E o melaço de romã, um xarope agridoce encontrado em mercearias orientais, pode ser usado como vinagre balsâmico.
Características do tabuleiro de gamão :
- Cores- Castanho e Marfim
- Madeira – Faia
- Peso do conjunto – 5 kg
- Peças e dados fornecidos com o conjunto
- Dimensões do tabuleiro : 50 x 50 x 3 cm
Se procura o tabuleiro de gamão perfeito para si, este modelo placa de gamão de granadeiro deve servir-lhe perfeitamente para aperfeiçoar o seu jogo de gamão ! Se não for o caso, pode visitar a coleção de tabuleiros de Gamão de Madeira para ver todos os modelos com este material de fabrico. Se este tipo de tabuleiro de gamão não lhe interessar, descubra todos os nossos modelos na coleção tábuas de gamão.