Descubra o nosso belo conjunto de xadrez de madeira Staunton e dê ao seu interior um toque de classicismo!
Este convencional conjunto de xadrez dará ao seu interior um toque de modernidade também. Este conjunto de xadrez convencional distingue-se pelas madeiras utilizadas, de facto Sesham para as peças escuras dá ao conjunto uma cor atual, preto ébano. O buxo acrescenta um toque de cor cintilante. Este jogo de xadrez, inteiramente feito à mão pelos nossos artesãos, foi concebido para ser fácil de segurar, tornando agradável a experiência de jogar com os seus amigos ou familiares. Para este jogo de xadrez, os nossos artesãos utilizaram madeiras de prestígio que lhe apresentamos a seguir. O estilo deste conjunto de xadrez académico ostenta o Estilo Staunton, vamos explicar a sua história.
O Estilo Staunton, um clássico do xadrez
O aumento do interesse pelo xadrez, particularmente o xadrez internacional no final do século XVIII e início do século XIX, levou a uma nova demanda por um padrão mais universal de peças de xadrez. A variedade e os estilos da forma convencional, que tinham começado no século XV, tinham-se desenvolvido consideravelmente no início do século XIX. Os tipos convencionais populares nesta altura incluíam o jogo de xadrez inglês Barleycorn, o jogo de xadrez St. George, o jogo de xadrez francês Régence (com o nome do Café de la Régence em Paris) e o jogo da Europa Central. A maior parte das peças eram altas, fáceis de derrubar mas incómodas de jogar, e o seu principal inconveniente era a semelhança das peças dentro do mesmo conjunto. O facto de um jogador não reconhecer as peças do seu adversário podia alterar o resultado de um jogo. Era
então necessário encontrar uma solução…
A história de uma invenção
Nas primeiras décadas do século XIX, era evidente a grande necessidade de um jogo de xadrez com peças fáceis de utilizar e universalmente reconhecidas por jogadores de xadrez de várias origens. A solução, proposta pela primeira vez em 1849 pelo fornecedor de jogos de qualidade, John Jaques of London, fabricante de jogos e desportos, de Hatton Garden, Londres, seria conhecida como o Conjunto de Xadrez Staunton, em homenagem a Howard Staunton (1810-1874), o jogador de xadrez e escritor que era geralmente considerado o jogador mais forte do mundo de 1843 a 1851.
Embora Nathaniel Cooke fosse há muito um exímio desenhador, é possível que as suas peças tenham sido desenhadas pelo seu cunhado e proprietário da firma, John Jaques.
Uma teoria do desenho é que Cooke estipulou que tinha usado conceitos arquitectónicos de prestígio familiares à classe (incidentalmente em crescimento) de gentry educada e próspera. Os arquitectos londrinos, fortemente influenciados pela cultura da Grécia e da Roma antiga, desenharam edifícios de prestígio no estilo neoclássico. A aparência das novas peças de xadrez baseava-se neste estilo e as peças eram símbolos da “respeitável” sociedade vitoriana: uma mitra de bispo distinta, uma coroa de rainha e uma coroa de rei, um cavaleiro esculpido como uma cabeça de garanhão dos mármores de Elgin do Pártenon e um castelo de linhas clássicas limpas, projectando uma aura de força e segurança. A forma dos balcões é inspirada no esquadro e no compasso dos maçons; no entanto, outra teoria defende que a forma dos balcões deriva das varandas da arquitetura vitoriana. Houve também algumas inovações práticas: pela primeira vez, foi estampado um emblema de coroa numa torre e num cavalo de cada lado, para identificar a sua posição no tabuleiro do lado do rei. Isto deve-se ao facto de, na notação descritiva do xadrez, as torres e os cavalos serem frequentemente designados por “cavalo da rainha”, “torre do rei”, etc.
Uma outra possibilidade é que Jaques, o mestre torneiro, provavelmente experimentou um design que não só seria aceite pelos jogadores, mas também poderia ser produzido a um custo razoável. No final, o mais provável é que ele tenha tomado emprestado e sintetizado elementos de jogos já disponíveis para criar um novo design que utilizasse símbolos universalmente reconhecíveis no topo de hastes e bases convencionais. Além disso, as peças eram compactas, bem equilibradas e pesadas para proporcionar um conjunto de jogos útil e compreensível.
Talvez tenha sido uma combinação de ambas as teorias, com a sinergia do Sr. Cooke, o empreendedor, e do Sr. Jaques, o artesão.
Os livros de xadrez de 1820 em diante usavam ícones de peças de xadrez em diagramas semelhantes em muitos aspectos às peças de Staunton, incluindo uma mudança recente de coroa arqueada para coroa para a rainha. Isto mostra que o desenho de Staunton pode ter sido derivado destes diagramas, muito provavelmente adotado por um impressor.
Uma aparência convencional?
As peças de Staunton assemelham-se em grande parte a colunas com uma base moldada larga. Os cavaleiros apresentam a cabeça e o pescoço esculpidos de um cavalo. Os reis, as peças mais altas, rematam a coluna com uma coroa fechada estilizada encimada por uma cruz pátea. As rainhas são ligeiramente mais pequenas do que os reis e têm uma coroa encimada por uma pequena bola (um mundo). Os corvos têm ameias estilizadas e os bispos uma mitra de estilo ocidental. Os peões são os mais pequenos e são encimados por uma bola simples. As peças que representam figuras humanas (o rei, a rainha, o bispo e o peão) têm um disco plano que separa o corpo do desenho da cabeça; isto é conhecido como um colar.
Um design moderno? O seu sucesso deve-se às suas peças bem equilibradas e facilmente reconhecíveis.
Anthony Saidy e Norman Lessing escreveram que “se fosse realizada uma votação entre os jogadores de xadrez para determinar quais as peças com que mais gostavam de jogar, não há dúvida de que as peças de Staunton ganhariam por uma margem esmagadora.
Boxwood é usado para este jogo de xadrez intemporal
Boxwood é um género de cerca de 70 espécies na família Buxaceae. Os nomes comuns incluem box ou buxo.
Os buxos são nativos da Europa ocidental e meridional, sudoeste, sul e leste da Ásia, África, Madagáscar, extremo norte da América do Sul, América Central, México e Caraíbas, sendo a maioria das espécies tropicais ou subtropicais; apenas as espécies europeias e algumas asiáticas são tolerantes à geada. Os centros de diversidade encontram-se em Cuba (cerca de 30 espécies), na China (17 espécies) e em Madagáscar (9 espécies).
São arbustos e pequenas árvores perenes, de crescimento lento, que atingem alturas de 2 a 12 m (raramente 15 m). As folhas são opostas, arredondadas a lanceoladas e coriáceas; são pequenas na maioria das espécies, geralmente com 1,5 a 5 cm de comprimento e 0,3 a 2,5 cm de largura, mas até 11 cm de comprimento e 5 cm de largura em B. macrocarpa. As flores são pequenas, amarelo-esverdeadas e monóicas, com ambos os sexos presentes na mesma planta. O fruto é uma pequena cápsula de 0,5 a 1,5 cm de comprimento (até 3 cm em B. macrocarpa), contendo várias sementes pequenas.
O género está dividido em três secções geneticamente distintas, sendo cada secção encontrada numa região diferente, com espécies eurasiáticas numa secção, espécies africanas (exceto o Noroeste de África) e malgaxes na segunda, e espécies americanas na terceira. As secções africana e americana são geneticamente mais próximas umas das outras do que da secção euro-asiática.
Boxwood ou Árvore da Eternidade
O Boxwood (também conhecido como Boxwood ou buxus em latim) está a tomar de assalto o mundo do design arquitetónico. Com as suas folhas minúsculas e bem entrelaçadas e a sua massa facilmente controlável, não é de admirar que esta variedade imaculada esteja a aparecer em todo o lado, desde terraços de piscinas e cenários de bares a escritórios executivos.
O buxo representa a longevidade e a imortalidade. Estas plantas de crescimento lento demoram muitas vezes 5 anos ou mais a atingir uma altura digna de ser podada numa sebe topiária comummente vista em redor de propriedades palacianas. Por estas razões, o buxo é considerado um ícone de consistência, estatura e gosto.
Os significados da palavra “buxo” em urdu são. Para entender como traduzir Boxwood em urdu, você pode ter ajuda de palavras intimamente relacionadas a Boxwood ou suas traduções em urdu. Algumas dessas palavras também podem ser consideradas sinónimos de buxo. Se precisar de mais detalhes, você também pode ver todas as definições da palavra buxo. Se houver uma correspondência, também incluímos expressões idiomáticas e citações que usam essa palavra ou suas traduções ou que usam uma das palavras relacionadas em inglês ou traduções em urdu. Estas expressões idiomáticas ou citações também podem ser vistas como um exemplo literário de como usar buxo numa frase. Se você tem dificuldade para ler Urdu, também apresentamos esses significados em Urdu romano.
Temos feito o nosso melhor para fornecê-lo com o máximo de detalhes possível sobre como dizer “boxwood” em Urdu, para que você possa entender sua tradução correta de inglês para Urdu. Encorajamos todos a contribuir com novos significados para o dicionário MeaningIn, adicionando traduções de inglês para urdu, transliterações de urdu para urdu romano e traduções de urdu para inglês. Isso irá melhorar o nosso dicionário Inglês-Urdu, dicionário Urdu-Inglês, tradução de idiomas Inglês-Urdu e traduções de idiomas Inglês-Urdu.
Madeira de Sheesham é usada para este conjunto de xadrez de madeira Staunton
A madeira de Sheesham também é conhecida como Dalbergia Sisso, uma árvore de folha caduca, chamada Sheesham no subcontinente indiano. É cultivada em todo o comprimento e largura da região sub-Himalaia, que se estende de Assam, no leste, até o rio Indus. Estas florestas estendem-se pelo Punjab, Uttar Pradesh, Bengala Ocidental e Assam. Aqui, é conhecida por vários nomes, tais como Sheesham, Shishan, Shisham, Sissoo ou Sisu.
É a árvore de estado do estado indiano do Punjab, onde esta madeira ocupa o segundo lugar, a seguir à teca, em tamanho cultivado. Tem uma variedade de aplicações para além do fornecimento de madeira, como ser plantada ao longo de estradas e em plantações de chá para sombra e ao longo de canais.
Esta árvore cresce geralmente ao longo das margens dos rios, a altitudes inferiores a 900 metros, mas pode atingir 1.300 m. Cresce melhor em temperaturas que variam de 10°C a 40°C. Suporta uma pluviosidade média anual de até 2.000 mm e secas de três a quatro meses no máximo. O Sheesham cresce melhor em areia pura e cascalho e solos ricos à beira do rio e também pode prosperar em solos ligeiramente salgados.
Características:A madeira de Sheesham varia de castanho dourado a castanho escuro ou castanho, com estrias mais escuras dando à madeira uma aparência rica e brilhante. A madeira é forte e resistente com um grão reto, embora também possa ser entrelaçado. A sua textura varia de média a grossa com um brilho natural.
CARACTERÍSTICAS DO JOGO DE XADREZ STAUNTON EM MADEIRA
- Altura do rei-9,5cm
- Cores- Ébano e Marfim
- Madeira clara- Buxo
- Madeira escura- Sesham
- Peso do conjunto- 1kg
Gostou destas fantásticas peças de xadrez?♟♕ Este jogo handmade Rosewood Chess provavelmente também vai gostar. Para ver mais peças de xadrez, pode também ir até à collection chess sets wooden. Porque temos vários tipos de materiais, formas, tamanhos recomendamos que descubra toda a coleção dedicada a todos os nossos homens de xadrez .
Quer um conjunto de tabuleiro de xadrez + peças de xadrez? Então também precisa de encontrar o seu tabuleiro de xadrez, visite a coleção de tabuleiros de xadrez ! ♝