Descubra o nosso elegante jogo de xadrez grego com as cores da vitória!
Se“O guerreiro que cultiva a sua mente, polui as suas armas.”Este conjunto de xadrez vai ajudá-lo a ganhar os seus jogos, imbuindo-o com o espírito guerreiro grego! Este jogo de xadrez é polido em alguns sítios e noutros não, de modo que uma mistura de xeque-mate criada pela oxidação e pelo brilho faz brilhar a bravura grega! Não espere mais e derrote os seus inimigos com este mítico jogo de xadrez…
Um jogo de xadrez helénico
A agressividade do Peão e do Cavalo representa plenamente a ferocidade destas guerras. A postura do Rei e da Rainha indica a sua posição de domínio indiscutível. A postura do Rei e da Rainha indica a sua posição de domínio indiscutível, o que nos lembra de facto um período em que a ordem social era muito rigorosa. O tolo revela-nos a sua atenção à guerra que se aproxima, aos movimentos da batalha iminente. Finalmente, a torre é uma reprodução de um pilar que caracterizou o estilo arquitetónico deste período.
Guerreiros atenienses representados neste jogo de xadrez
De facto, se temos neste jogo, cavaleiro e soldados de infantaria, isto representa um facto essencial da vida guerreira em Atenas! Desde as reformas de Sólon, no final do século VI a.C., os cidadãos atenienses foram divididos em quatro classes censitárias.C. em quatro classes censitárias: os pentacosiomedimnes, os cavaleiros, os zeugites, os thetes.
- os pentacosiomedimnes (οἱ πεντακοσιομέδιμνοι): os mais ricos, aqueles que produziam pelo menos “500 medimnes” (uma medida de quantidade sólida ou líquida). A unidade escolhida lembra-nos que, no século VI, a riqueza estava essencialmente ligada à produção agrícola.
- Oshippeis (οἱ ἱππείς): o termo é geralmente traduzido como “cavaleiro” ou “homem a cavalo”, dando-lhe um significado militar. Alguns historiadores, aliás, interpretam a reforma de Sólon neste sentido: tratar-se-ia de cidadãos capazes de combater na cavalaria. Pelo que nos diz Aristóteles, é provável que o hippeus fosse qualquer pessoa que tivesse condições económicas para possuir e manter um cavalo.
- os zeugitas (οἱ ζευγῖται): aqueles que possuíam uma canga (ζεῦγος) de bois. Os zeugitas também poderiam ter sido soldados de infantaria que lutavam “em linha” como hoplitas, mas esta hipótese, tal como a anterior relativa aos proprietários de cavalos, dificilmente se coaduna com o significado da primeira categoria (os pentacosiomedimnes) ou com o da última (os thetes).
- os thetes (οἱ θητικοί): o termo é muito antigo. Encontra-se em Homero. Refere-se àqueles que trabalhavam por salário, ou seja, camponeses livres mas sem terra ou a quem a sua terra não era suficiente para alimentar.
“Produtores de 500 medidas”, “proprietários de cavalos”, “bois” ou simples “empregados da terra” : a cidade continuava a preocupar-se essencialmente com a capacidade de os seus cidadãos retirarem o seu sustento da terra em que nasceram, apesar de, no século VI, a Ática ter deixado há muito de ser suficiente para alimentar os seus habitantes.
O apogeu grego da Grécia Antiga, o espírito conquistador do jogo de xadrez
O jogo de xadrez é, antes de mais nada, sobre combate, sobre derrotar seu oponente. A este respeito, um jogo de xadrez inspirado na Grécia, e eis que as suas batalhas, como as dos gregos, terão lugar sob bons presságios! A Grécia Antiga pertenceu a um período civilizacional da história grega que se estendeu desde a Idade Média (séculos XII a IX a.C.) até ao fim da Antiguidade (cerca de 600 d.C.). Este período foi imediatamente seguido pelo início da Alta Idade Média e da era bizantina. Cerca de três séculos após o colapso da Grécia micénica, no final da Idade do Bronze, os centros urbanos gregos começaram a formar-se no século VIII a.C., inaugurando o período Arcaico, inaugurando o período Arcaico e a colonização da bacia do Mediterrâneo.
A isto seguiu-se o período da Grécia Clássica, uma era que começou com as Guerras Greco-Persas e durou do século V ao IV a.C.. C. Graças às conquistas de Alexandre, o Grande, da Macedónia, a civilização helenística floresceu desde a Ásia Central até ao extremo ocidental do Mediterrâneo. O período helenístico terminou com as conquistas e anexações do mundo mediterrânico oriental pela República Romana, que estabeleceu a província romana da Macedónia na Grécia Romana e, mais tarde, a província da Acaia durante o Império Romano. Alexandre, o Grande, tinha conquistado 50% do mundo conhecido nesta altura, os gregos são definitivamente conquistadores!
CARACTERÍSTICAS DO JOGO DE XADREZ GREGO
- Altura do rei : 10cm
- Peso do conjunto: 3,2kg
- Número de peças: 32 peças
- Material: Latão
- Tema: Guerreiro Grécia
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