O nosso tabuleiro de xadrez em madeira de mogno e carvalho, um modelo resplandecente que irá sublimar os seus jogos de xadrez !
Trabalhamos com os nossos artesãos há muito tempo, e todos os anos vemo-los fazer vários destes belos tabuleiros de xadrez feitos à mão.
Perguntámos aos nossos artesãos se considerariam a possibilidade de os vender ao público em geral. A sua resposta foi simples: “Como?” E aqui estamos nós. Estamos a mostrar as capacidades dos nossos melhores designers. Esta é a sua oportunidade de partilhar a paixão deles pelo xadrez e pelo trabalho em madeira de qualidade.
Oferecemos um número limitado destes tabuleiros de xadrez castanhos.Os nossos designers já produziram cinquenta destes tabuleiros de xadrez únicos e concordaram em produzir um número adicional de tabuleiros de xadrez com base no seu pedido.
Por favor, permita-nos enfatizar: Estes são modelos de madeira maciça. Não são de contraplacado.
Como tal, o tabuleiro de xadrez irá, com o tempo, fazer o que a madeira maciça faz: vai adquirir uma pátina profunda e .radiante e pode apresentar alguns pequenos sinais de movimento natural (mudança de cor). Isto não é um sinal de defeito, mas um resultado natural da própria madeira. Cada pedaço de madeira é diferente. Mesmo as tábuas da mesma árvore podem ter um grão e uma tonalidade diferentes; mais uma vez, este é o resultado de os nossos artesãos utilizarem madeiras maciças reais em vez de um material sintético.
Tenha a certeza de que, se manuseado com cuidado e tratado corretamente, o seu tabuleiro de xadrez durará gerações.
Madeira de mogno, uma madeira encontrada em todos os cantos do mundo
O mogno é um tipo de madeira – a madeira de grão reto, castanho-avermelhada, de três espécies de madeira tropical dura do género Swietenia, da família das chinaberry, Meliaceae, indígena das Américas. Estas três espécies são:
O mogno das Honduras ou mogno de folha grande, cuja distribuição se estende desde o México até ao sul da Amazónia, no Brasil, é a espécie de mogno mais difundida e a única verdadeira espécie de mogno cultivada comercialmente hoje em dia. A exploração ilegal de madeira e os seus efeitos altamente destrutivos para o ambiente levaram a que a espécie fosse incluída no Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) em 2003.
Mogno das Índias Ocidentais ou Cubano, nativo do sul da Flórida e das Caraíbas, outrora dominante no comércio de mogno, mas que deixou de ser amplamente utilizado comercialmente desde a Segunda Guerra Mundial.
Mogno da Costa do Pacífico, um mogno pequeno, muitas vezes retorcido, restrito às florestas sazonais secas da América Central do Pacífico e de uso comercial limitado.
O mogno é uma madeira comercialmente importante, valorizada por sua beleza, durabilidade e cor, e usada para painéis e para fazer móveis, barcos, instrumentos musicais e outros itens.
O mogno é a árvore nacional da República Dominicana e de Belize. Uma árvore de mogno com dois lenhadores carregando um machado e um remo também aparece no brasão nacional de Belize, sob o lema nacional, Sub umbra floreo, que em latim significa “sob a sombra, eu floresço”.
Utilização do mogno na construção de móveis
Muitos dos móveis de primeira qualidade fabricados nas colónias americanas a partir de meados do século XVIII eram de mogno, quando a madeira ficou disponível para os artesãos americanos. O mogno continua a ser muito utilizado em mobiliário de qualidade; no entanto, a escassez do mogno cubano e a exploração excessiva do mogno hondurenho e brasileiro reduziram a sua utilização.
Mogno, uma madeira de qualidade, durável e robusta
O mogno é também resistente ao apodrecimento da madeira, o que o torna atrativo para a construção de barcos. É também frequentemente utilizado em instrumentos musicais, nomeadamente nas costas, laterais e braços de guitarras acústicas e baterias, devido à sua capacidade de produzir um som muito profundo e quente, em comparação com outras madeiras habitualmente utilizadas, como o ácer ou a bétula. As guitarras que foram construídas com mogno incluem a Martin D-18 e a Gibson Les Paul.
A beleza visual do mogno verdadeiro tornou-se uma tradição, e por isso é a caraterística mais familiar desta madeira para a maioria das pessoas.
Para os tecnólogos da madeira, no entanto, a madeira tem a ver com poros, grão, figura e cor. Para um construtor de mobiliário de madeira e outras utilidades de madeira, trata-se de propriedades físicas.
No geral, o mogno tem características superiores. Por exemplo, quando se olha para a superfície da extremidade do mogno, os poros aparecem a olho nu como pequenos pontos ou alfinetes. Nas superfícies mais ou menos longitudinais, estes poros aparecem como linhas finas de caneta, traços ou pontos, consoante o corte seja feito no sentido do grão ou ligeiramente transversal. Embora uniformemente dispersos, os poros são um pouco variáveis em tamanho e alguns deles parecem conter uma substância escura e brilhante.
Tabuleiro de xadrez características da madeira castanha:
- Material : Madeira de mogno, carvalho
- Dimensões, mm : 500 х 500 х 15
-
Peso, g: 2200
- Finish: Laca