O zinco é utilizado no latão para reduzir a temperatura do ponto de fusão do metal e a sua condutividade eléctrica. Também aumenta a sua vida útil e a sua resistência mecânica&nbsp. Mas o latão também pode conter outros metais em quantidades muito pequenas, como crómio, estanho ou manganês.

 latão é uma liga maleável que pode ser trabalhada tanto a quente como a frio. É muito fácil de maquinar mas relativamente frágil, no entanto é a mais utilizada das ligas de cobre. É um material que tem muito boa resistência à corrosão e o seu desmoronamento revela uma camada chamada verdete que é facilmente removida com algumas técnicas de manutenção.

O latão é conhecido desde a pré-história, mas foi amplamente utilizado nos séculos XVIII e XIX. De facto, suporta douramento mas a sua bonita cor amarela permite, no entanto, imitar perfeitamente o douramento, uma prática comum no XVIIIème siècle.

Hoje em dia, o latão é utilizado por profissionais em bruto, polido ou como suporte para prateamento, douramento, cromagem paraÉ também utilizado como metal ornamental para mobiliário e construção através de fornecedores de ferragens: Dobradiças, puxadores, dobradiças, ganchos, fechaduras, targettes, bengaleiros, parafusos/porcas, grelhas….

É também encontrado no fabrico de instrumentos musicais ou de cozinha e em papelaria na constituição de vários objectos. Finalmente, encontramos o latão regularmente no nosso quotidiano, tanto em casa como no escritório.