O nosso tabuleiro de xadrez bizantino, um tabuleiro de xadrez feito à mão por um designer apaixonado pela era bizantina.
O xadrez xadrez foi um jogo que fez parte da nossa vida enquanto crescíamos.
Desde que nos lembramos, os nossos pais adoravam jogar xadrez com os amigos, enquanto bebiam um copo e contavam histórias.
Motivados por estas memórias, decidimos trazer-lhe um tabuleiro de xadrez único e criar um conjunto de peças em latão que presta homenagem, mas também acrescenta uma nova dimensão a este jogo clássico icónico que apresenta o Império Bizantino e a Grécia Antiga.
Foi uma viagem de mais de 12 meses que nos levou ao ponto em que estamos prontos para criar os moldes. Por isso, tudo o que precisamos é do seu apoio para iniciar a produção!
De Roma à Grécia Antiga
O processo de fabrico das peças de xadrez finais foi tão importante para nós como o resultado em si. Da impressão 3D moderna a uma abordagem da velha escola para a fabricação de alabastro, nossos projetos progrediram lentamente para um estágio em que agora fazemos parceria com a artesão que utiliza um método de escultura tradicional para fazer o nosso tabuleiro de xadrez e o seu conjunto completo de xadrez, que requer nada menos do que 15 passos para ser concluído.
Uma verdadeira obra de arte
Além do elemento divertido, queríamos criar um tabuleiro de xadrez que não precisasse de ser escondido ou guardado quando não se está a jogar.
Muito pelo contrário. De facto, desenhámos o tabuleiro de xadrez e as peças até ao mais ínfimo pormenor para que se sinta orgulhoso de o exibir na sua sala de estar ou no seu escritório.
Tenha a certeza de que quase todos os que entrarem na sala vão parar e ficar admirados com o conjunto.
O processo de fabrico
Fomos implacáveis na engenharia de cada peça para adicionar detalhes intrincados às peças, ao mesmo tempo que garantimos que são duráveis para que não tenha de se preocupar com a sua queda. É por isso que a procura de bons artesãos capazes de criar um trabalho de tão alta qualidade reduziu o campo a apenas alguns que tinham a técnica para fazer o nosso tabuleiro de xadrez bizantino.
Além do aspeto visual, sabemos como é importante a sensação e o peso de cada peça. A superfície lisa do metal e os detalhes intrincados, combinados com a espessura certa, fazem de cada peça uma obra de arte completamente única.
Um jogo que fará de cada membro da família um excelente estratega
Criámos o nosso conjunto a pensar em toda a família: nas crianças também! Além do facto de não ter de se preocupar com o facto de os seus filhos deixarem cair as peças de latão, porque são feitas de metais resistentes.
Viva as guerras perso-bizantinas inspirando-se nas estratégias militares dos maiores impérios
Nos Romanos
Estratégia : O Império Romano atingiu o seu apogeu sob o imperador Trajano. Antes dele, o imperador Augusto preocupava-se em estabilizar as fronteiras do Império. Os romanos estavam mais interessados em simplesmente defender o seu território e consolidar o seu império do que em tentar conquistar a Pérsia.
Tática : os romanos empregavam a melhor infantaria da época, com soldados fortemente armados e blindados, auxiliados por numerosos auxiliares. No século IV, as armaduras são cada vez menos utilizadas e, a partir do século V, são utilizados mercenários germânicos. Os romanos continuaram a utilizar a infantaria pesada do tipo legionário, mas esta revelou-se ineficaz face aos arqueiros persas, mais móveis, a cavalo. A partir do século III, a cavalaria pesada dos catafractários, que usavam armaduras que protegiam totalmente o cavalo e o cavaleiro, tornou-se uma componente cada vez mais importante dos exércitos romanos.
Entre os persas
Estratégia : a monarquia sassânida tinha uma fronteira bastante segura a norte e a leste, graças às montanhas da Ásia Central e do Afeganistão. A segurança da sua fronteira ocidental, por outro lado, era determinada pelo controlo da Mesopotâmia, uma planície fácil de invadir mas difícil de defender. Limitados pelo relevo a leste e a norte, os Sassânidas expandiram-se mais naturalmente para oeste. Conseguiram igualar os romanos na guerra de cerco e tomar e saquear várias cidades, com o objetivo mais amplo de exigir tributo e terras aos bizantinos. No entanto, os conflitos foram guerras de desgaste que envolveram pesadas perdas de ambos os lados, e pouco território foi trocado entre as duas potências. Na maioria das vezes, o tributo e o tributo eram exigidos aos estados vassalos.
Tática : Os sassânidas empregavam arqueiros a cavalo e catafractários contra a infantaria pesada romana. Esses arqueiros provaram seu valor até que os bizantinos começaram a adotar essa tática.
Dimensões e tamanho do tabuleiro de xadrez bizantino/peças de xadrez
- Largura/comprimento/altura: 20x20x3cm
- Peso do conjunto: 2kg
- Feito de madeira laminada e latão