Neste artigo, vamos analisar o empate no xadrez. Nele, você aprenderá em detalhes sobre as diferentes regras que levam a empates, bem como os bastidores do sorteio em alto nível!
Sumário:
2 – O sorteio do xadrez, dependendo da cor do enxadrista
3 – Sorteio por mútuo consentimento
4 – O sorteio de salão: O mundo do xadrez
5 – As regras do xadrez que levam ao empate./a>
1 – O empate no xadrez
É designado por empate, jogo empatado ou simplesmente empate. Um empate não é uma derrota para nenhum dos jogadores, cada jogador ganha meio ponto. ⚖️
No mais alto nível de competição, um empate é o resultado mais provável.
De facto, Capablanca estava tão preocupado com este facto que propôs modificar consideravelmente o jogo de xadrez (acrescentando mais peças, mais casas…) para evitar que o jogo ficasse sem jogadas. Pensou que o aumento do número de excelentes jogadores levaria a demasiados empates, o que tornaria o xadrez menos interessante. De facto, a sua opinião pessoal era que, sem erros, o empate era inevitável. Uma análise da revista The Week in Chess mostra que, entre 1999 e 2002, 55% dos jogos FIDE (jogadores com uma classificação ELO) foram empates. O empate é, portanto, um componente essencial do jogo de xadrez, vamos tentar entendê-lo juntos.
O empate é muito menos frequente num nível mais baixo. Como há muito mais erros, o jogo é mais frequentemente decidido de uma forma ou de outra.
2 – O empate em Preto & Branco
Em um nível muito alto, o mais provável é que um jogo termine num empate. Mas um facto interessante a analisar é que as brancas ganham (ao mais alto nível) muito mais vezes do que as pretas! Como as brancas têm a vantagem da primeira jogada (são sempre as brancas que começam), as brancas têm mais probabilidades de ganhar. Diz-se
geralmente que as brancas precisam de duas faltas para perder, enquanto uma falta mínima para as pretas é suficiente.
Isto leva portanto a uma estratégia consoante a cor que o jogador tem em competição, quando tem pretas pode tentar chegar ao empate. E ganhar com as brancas! Mas não entre em pânico, uma partida de xadrez não é determinada em um único jogo, mas em muitos outros, para vencer um jogador deve vencer um certo número de jogos consecutivamente. Assim, o jogo permanece justo!
3 – O empate por mútuo acordo
“O jogo está empatado se ambos os jogadores decidirem isso por mútuo acordo durante o jogo. Este facto termina imediatamente o jogo. (Ver Artigo 9.1)”
77º Congresso da FIDE em Dresden (Alemanha) em novembro de 2008
Uma das formas de sorteio em que raramente pensamos é o sorteio por consentimento mútuo. Um jogador pode pedir a outro para sacar. Isto é por vezes muito cruel, porque todo um jogo psicológico é criado. Pode imaginar a pressão mental que isto pode exercer, uma vez que o outro jogador não sabe realmente se é do seu interesse aceitar tal proposta… E sim, o xadrez também é sobre bluff!
Seja qual for a sua opinião, é permitido pedir (e obter se o jogador adversário desejar) um empate.
4 – O sorteio de salão: O mundo do xadrez
Um empate de salão ou “grandmaster draw” é também um empate por mútuo consentimento, geralmente de menos de 20 lances jogados. Trata-se de um caso que ocorre por vezes em competição, quando os jogadores desejam retirar-se de jogos que lhes são menos interessantes ou importantes. A sua posição é preservada por só obterem empates, e desejam guardar a sua concentração para outra partida.
É bastante dececionante para os espectadores, pois é um pouco sem partida.
Mas isso faz parte do mundo do xadrez. E depois faz sentido guardar-se para a partida mais importante.
5 – As regras do xadrez que levam ao empate
Um jogo de xadrez pode terminar em empate de várias formas. Temos os casos excecionais, no alto nível o uso do empate para se salvar, o consentimento mútuo, e a diferença entre pretas e brancas. Vejamos agora as regras do próprio jogo que resulta em empate.
a – O impasse no xadrez
“O jogo está empatado quando o jogador com a jogada não tem movimentos legais e o seu rei não está em cheque. Diz-se então que o jogo termina num “impasse”. Isto termina imediatamente o jogo, desde que a jogada que produz a posição de tapete seja legal.“
77º Congresso da FIDE em Dresden (Alemanha) em novembro de 2008
O pat é este paradoxo:
- Um jogador tem a caraterística, ele deve jogar (não pode passar a vez).
- Ele não pode jogar, nenhum movimento que ele possa fazer seria legal.
Por exemplo (esta é muitas vezes a situação em pat) o rei não pode jogar sem se colocar em cheque (o que é proibido), e os peões estão bloqueados. Assim, nenhum movimento é possível. Mas isto não significa que o rei esteja em cheque.
Isto é o que dá uma situação de impasse. Embora o rei não esteja em cheque, não pode mover-se e o jogador não pode mover qualquer outra peça. Se estas explicações não forem suficientes para si e o conceito de empate ainda não for claro para si,consulte o nosso artigo sobre como compreender o pat!!!
Também podeconsultar o nosso artigo sobre promoção, para evitar fazer um impasse durante a sua promoção, escolhendo a sub-promoção!
b – Fracasso perpétuo
Cheque perpétuo é quando o rei não consegue escapar do xadrez do adversário, mas não é xeque-mate em conseqüência disso.
Assim, ele não conseguirá vencer, nem desenvolver seu jogo. Trata-se de um empate.
Se quiser entender o xadrez perpétuo de forma mais aprofundada e com exemplos, confira nosso artigo sobre xadrez perpétuo!
c – Repetição
“O jogo pode ser empatado se uma posição idêntica estiver prestes a ocorrer ou tiver acabado de ocorrer pelo menos três vezes no tabuleiro. (Ver artigo 9.2)”
77º Congresso da FIDE em Dresden (Alemanha) em novembro de 2008
Repetição é quando a mesma posição no tabuleiro é repetida 3 vezes consecutivas. Isto resulta imediatamente num empate.
d – A regra das 50 jogadas
“A regra das cinquenta jogadas. Se durante cinquenta jogadas não houve trocas ou movimentos de peões, é um empate! Em particular, isto evita finais com muito pouco material para fazer xeque-mate e um jogador continua a jogar para ganhar tempo.”
77º Congresso da FIDE em Dresden (Alemanha) em novembro de 2008
A regra das 50 jogadas é um empate depois de terem sido jogadas 50 jogadas desde a última captura ou empurrão de peão.
E mais genericamente:
“O jogo está empatado quando uma posição é tal que nenhum jogador pode fazer xeque-mate ao rei adversário com uma série de movimentos legais. Diz-se que o jogo termina em “posição morta”. Esta situação termina imediatamente o jogo, desde que a jogada que produz a posição seja legal. (Ver artigo 9.6)”
77º Congresso da FIDE em Dresden (Alemanha) em novembro de 2008
E, finalmente, aqui está uma análise de situação do GM Manuel Apicella, para determinar se deve aceitar o empate proposto pelo adversário :
Fontes :
http://www.echecs.asso.fr/livrearbitre/110.pdf
https://theweekinchess.com/