O Cavaleiro de Xadrez

O knight é uma das peças menos importantes e, no entanto, é a única que representa o jogo de xadrez! Vamos mergulhar juntos no coração das possibilidades muito inesperadas oferecidas por esta peça mais importante do que você imagina … Durante estes minutos, vamos ver em pormenor os movimentos do cavalo, algumas generalidades sobre esta peça emblemática, as vantagens que o cavalo oferece como a fork, aberturas com cavalos, como otimizar as capacidades dos seus cavalos e, finalmente, Manuel Apicella analisará um xeque-mate com um cavalo. O nosso grande mestre internacional de xadrez responderá também à pergunta: o cavalo é mais forte do que a torre? E verá que, afinal, a resposta não é assim tão óbvia!

cavalier echecs jeux echecs

Também vamos aproveitar a oportunidade para o ajudar a visualizar o movimento do cavaleiro (não necessariamente óbvio) e  dar-lhe algumas dicas para o ajudar a memorizá-los. Vamos começar!

Resumo: 

1) Posicionamento inicial do cavaleiro

2) Os movimentos do cavaleiro

3) Aberturas com o cavaleiro

  1. A abertura em 1.Cf3 para o cavalo

  2. A abertura Petroff (ou defesa Petroff) com o cavalo<./span>

 4) A possibilidade do garfo com o cavaleiro 

5) O xeque-mate com um cavalo 

6) O xeque-mate com um cavalo./a>

7) Como tirar o máximo partido do potencial dos cavaleiros?

jogo do cavaleiro de xadrez

Algumas generalidades sobre o cavaleiro de xadrez….♞

O cavalo é indiscutivelmentea peça mais icónica do jogo de xadrez, embora não seja de modo algum a mais forte. É a peça mais figurativa e a mais difícil de esculpir de todas as peças! Um artesão pode levar entre 1 e 2 horas para esculpir apenas uma, por isso, se estiver interessado no processo de fabrico das peças de xadrez, consulte as nossas explicações sobre fabricação de peças de xadrez. Finalmente, o cavalo encarna o espírito do jogo de xadrez, uma batalha em 64 casas. Teríamos também como pista o grande amor dos europeus pelo cavalo, o que seria suficiente para explicar esta particular paixão por esta peça.

cavalier échecs positionnement

Foi de facto na Europa que o jogo de xadrez se formou desta maneira, antes de se tornar um desporto internacional nesta forma. Se você está interessado na história da formação de peças de xadrez, confira nosso artigo sobre o assunto!

O cavalo é anotado assim: ( C )

Seu pictograma, seu símbolo no diagrama do xadrez é o seguinte: 

cavalier échecs pictogramme

1) O posicionamento inicial do cavalo

O cavalo, como todas as peças do jogo de xadrez tem um posicionamento inicial. Ou seja, antes de começar o jogo, as peças devem estar no seu lugar, na casa certa. Os cavalos estão mesmo ao lado das torres.

posicionamento dos cavalos no xadrez

Para recordar estas casas, imagine o jogo de xadrez como um castelo…As torres são as muralhas, os cavalos (cavalos) estão nos estábulos atrás das muralhas, os bispos entretêm a rainha e o rei enquanto os peões defendem o castelo! Os cavalos estão situados longe do rei e da rainha para não os incomodar com o barulho… ou com o cheiro dos póneis! A posição inicial das peças pode ser resumida assim, aqui está uma boa mnemónica para que o seu filho a aprenda.

cavalo xadrez cavalo

2) Os movimentos do cavalo

O poder de uma peça é estabelecido pela sua capacidade total de movimento (todas as peças para onde se pode deslocar a partir da casa central sem qualquer outro peão). O cavalo não está, portanto, no top 3 das peças mais poderosas. No entanto, tem capacidades que nenhuma outra peça tem, pode saltar sobre peças !

cavalier échecs sauter les pièces

Para se lembrar disso, imagine um cavalo saltando sobre obstáculos! De facto,
o cavalo tem uma capacidade de movimento muito forte que nenhuma outra peça tem, à exceção da torre e do rei quando fazem o roque
.
Por isso, observe melhor os seus movimentos neste diagrama de xadrez: 

cavaleiro de xadrez L e T

cavalier echecs echiquier en bois

3) Aberturas com o cavalier 

aberturas de xadrez com cavaleiro

Há uma infinidade de aberturas, algumas das quais trazem o cavalo diretamente para a disputa. Vamos
falar sobre duas aberturas em particular, a abertura Petroff, bem como o movimento 1.Cf3 (também conhecido como o primeiro movimento, cavalo na casa f3).

 

 

  1. A abertura Petroff

xadrez cavaleiro petroff

A busca por defesas sólidas na abertura do peão rei levou à criação da defesa Petroff.

A simetria criada pelas pretas e com a ajuda de um jogo preciso, dar-lhes-á excelentes oportunidades no jogo. No entanto, o jogo preto não é muito ativo, mas muito mais passivo. 

O vice-campeão mundial Fabiano Caruana é o especialista e o usou muito em sua partida contra Magnus Carlsen em 2018! 

 

     2. A abertura em 1. Cf3 

xadrez cavaleiro Cf3

Tão flexível quanto o inglês, esse movimento do cavalo geralmente permite que você retorne aos jogos do peão da rainha (se o peão d4 for empurrado).

As brancas também poderão voltar para a inglesa (avançando o peão de c4), ou mesmo às vezes para o início do peão rei (por exemplo 1.Cf3 c5 2.e4, defesa Siciliana

)

 

 

4) A Possibilidade do Garfo com o cavaleiro

cavalier échecs fourchette

Uma das possibilidades oferecidas pelo cavalier apesar dos seus movimentos não serem muito fluidos e um pouco complicados de visualizar é o garfo. O que é um garfo (no xadrez)? O garfo é uma verdadeira jogada tática que consiste em atacar duas peças de cor oposta (ou mais) simultaneamente. A vantagem desta situação é que o cavalo tem a garantia de tomar uma peça ao “bifurcar”. Por outras palavras, querendo defender uma peça, e só podendo defender uma de cada vez, o seu adversário irá necessariamente sacrificar outra. Isto é conhecido como “prise en fourchette”! É bastante interessante fazer isso com o cavalo porque, como não é uma peça de alto valor (como a rainha, por exemplo), você pode muitas vezes colocá-lo em risco ou sacrificá-lo por uma peça de maior valor do adversário

 

Há vários tipos de bifurcação, mais ou menos interessantes. Quando o rei e a rainha são apanhados num garfo, este é conhecido como “garfo real”. Não é preciso
entrar na etimologia desta expressão!

Em suma, o cavaleiro tem de facto grandes possibilidades, desde que se saiba usá-lo. E não somos nós que o dizemos, mas sim o próprio grande jogador Capablanca! 

capablanca chess knight

Porque é que a bifurcação é singularmente apropriada para o cavalo? Se todas as peças (mesmo o rei) podem bifurcar, o cavalo é ainda mais capaz de o fazer porque nenhuma peça (para além de outro cavalo) o pode contrariar diretamente! E sim, o seu movimento é tão único (e não muito linear) que nenhuma peça o pode contrariar tomando-o num só movimento! Nem mesmo a rainha. Um
garfo também é chamado de ameaça dupla. 

 Por mais surpreendente que possa parecer, os peões são frequentemente usados para fazer garfos, porque de sua posição eles sempre defendem (ou atacam) dois quadrados!

 

 

5) Xadrez com um cavalo 

cavalier échecs echec
Veja também esta explicação, esta análise de posição por Manuel Apicella: 

 

 

6) Xeque-mate com um cavalo

cavalier-checkmate

 

Finalmente, terminamos com um xeque-mate (bastante raro) feito com um cavalo.
 
Manuel Apicella explica em vídeo, tudo o que precisa de saber sobre o cavalo!

 Estudo de J.Mendheim 1910

 

 

cavalier echecs jeux echecs


7) Como tirar o máximo partido do potencial dos cavaleiros? 

cavalier échecs deplacement positionnement

Esta é uma pergunta essencial, como aproveitar todos os benefícios que os cavaliers oferecem? A primeira dessas medidas é muito simples, mas pode realmente beneficiar você durante o seu jogo. Pode tirar os seus cavaleiros o mais próximo possível do centro. A razão é simples, no centro do tabuleiro eles controlarão muito mais quadrados! Matematicamente, eles serão mais importantes no seu jogo. Dado o seu movimento complicado, é preciso ter cuidado para não os colocar nos lados do tabuleiro. Se podemos dizer isto para todas as peças, podemos dizê-lo ainda mais para o cavalo, que pode ser rapidamente bloqueado devido aos seus raros movimentos possíveis.

E para ir mais longe, vamos perguntar-nos com Manuel Apicella se a torre é realmente mais poderosa do que o cavalo?
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *