EXPLICAMOS TODO O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS DE XADREZ!
Está a perguntar-se como fazer peças de xadrez ? Quer saber como as peças de xadrez de madeira são feitas por um marceneiro? Neste artigo, explicamos todas as etapas envolvidas na fabricação de peças de xadrez. Assim, será mais fácil para si apreciar o preço das peças e a sua qualidade.
PASSO 1 : ESCOLHER
A MADEIRA
Ao fazer peças de xadrez, o primeiro passo, não se pensa necessariamente, mas é tudo sobre escolher a madeira certa. Muitas madeiras são usadas para peças de xadrez, dependendo do resultado que se deseja alcançar. Ainda assim, em cada caso de fabrico é necessário escolher duas madeiras de cores diferentes (ou tingir a posteriori uma parte da criação).
Então, para o claro boxwood é predominantemente usado e para madeira escura ebony continua a ser uma excelente combinação. Rosewood também dá uma aparência original ao conjunto, uma tonalidade, uma textura de madeira, bem como um aroma único! Se quiser descobrir as nossas espécies de madeira, vá ao nosso artigo dedicado.
PASSO 2 : CORTAR A MADEIRA
O passo seguinte consiste em obter (em função da dimensão do modelo) pequenos cubos de madeira de tamanho normalizado. De facto,
o tamanho de cada peça foi cuidadosamente pensado com antecedência para fazer um jogo de xadrez harmonioso com medidas compatíveis com o tamanho dos quadrados dos seus tabuleiros de xadrez.
Uma vez cortados os cubos do tronco de madeira preciosa ou exótica, utilizando um lápis e um stencil, a forma da peça é traçada sobre o cubo em 2D. Como pode ver neste exemplo com o cavaleiro.
STEP 3 : DAR FORMA ÀS PEÇAS DE XADREZ
Em seguida, o cavalo é cortado em ângulos rectos à máquina. Depois uma lixadeira permitirá ao artesão arredondar grosseiramente os ângulos e dar o início de uma peça de xadrez. Os volumes são trazidos para a madeira, que começa a dar origem a um cavalo ou a um peão…
Os artesãos conhecem as proporções (ou socorrem-se de um modelo já feito) e são responsáveis por&.
nbsp;reproduzir os volumes, é preciso um certo sentido de observação para conseguir realizar este trabalho manual e artístico. A juba não é tão volumosa como o decote, a garganta e o ganache devem aparecer bem sem esquecer o capachinho e o focinho, é também todo o focinho que já deve mostrar a ponta do nariz através dos volumes…
STEP 4 : SCULPTER LES PIECES D’ECHECS
Depois utiliza-se uma lixadeira mais fina, que desta vez é manuseada diretamente pelo artesão (a peça é manuseada à mão pelo artesão) que utiliza toda a sua meticulosidade para esculpir verdadeiramente a peça. Com esta pequena lixadeira, muito mais manejável, a escultura começa realmente a tomar forma. Então aparece exatamente a crina do cavaleiro por exemplo, ou as pequenas esferas por cima do bispo. Deve saber que nada é mais difícil do que esculpir o cavaleiro, esta peça leva pelo menos 2 horas de trabalho (e para modelos muito complexos pode levar o dia todo!). O trabalho do cavaleiro representa até 50% do tempo de fabrico das peças de xadrez em madeira. O cavaleiro da edição de luxo de São Petersburgo , por exemplo, é um verdadeiro feito que exigiu uma enorme quantidade de trabalho:
É claro que também tem de acrescentar a isto o tempo de aprendizagem do artesão que requer uma grande qualificação (de 6 à 7 ans d’apprentissage du métier) e que exige que sejamos particularmente atentos a cada novo modelo de peças de roupa que não cedem lugar à improvisação.
Enquanto algumas peças são submetidas a este tratamento particularmente meticuloso, outras são torneadas de uma forma mais simples e calibradas para morangos. Admire este magnífico modelo, a escultura ainda é realmente visível, é o que lhe dá um certo charme, não hesite em ir dar uma olhada nessas soberbas peças de xadrez !
Esta fase requer muito cuidado por parte do artesão que não deve cometer nenhum erro de volume caso contrário todo o trabalho fica arruinado, pois as peças devem ser simétricas e harmoniosas na medida. De facto, as peças devem ser de tamanho perfeitamente decrescente e exatamente duplicadas de uma cor para outra. As próprias peças têm de ser completamente idênticas, caso contrário, o jogo seria notório. Tudo depende do modelo da peça de xadrez; alguns modelos requerem uma grande atenção a cada peça, o que exige muito mais tempo ao artesão e, por conseguinte, aumenta o preço. Por exemplo, a coroa do rei pode ser mais ou menos complexa, ornamentada e, portanto, esculpida.
PASSO 5 : POLIR & LUSTRAR AS PEÇAS FALHADAS
PASSO 6: CAINDO CAINDO
Dependendo do modelo, as peças serão encanadas ou não. Se passarem por esta fase, o chumbo (já derretido e não fundido na peça, o que reduziria muito a qualidade e durabilidade da madeira) será perfeitamente acondicionado na peça para um acabamento impecável e liso, como pode ver na foto abaixo, a renderização à esquerda é a correcta.
PASSO 7 : APLICAR FELTRO OU VELETE NA PARTE INFERIOR DO CHESS
Finalmente, a cola será espalhada na parte inferior da peça e & nbsp; uma rodada de feltro ou veludo será afixada & nbsp; em cima dela.
Isto será seguido de um pequeno tempo de secagem de cabeça para baixo e depois de verificar que as peças não têm imperfeições, elas serão embaladas cuidadosamente.
Cada peça é embalada num invólucro protetor preso por um elástico.
Tudo é colocado em seu slot e pronto para uma longa viagem para o seu endereço!