O peão no xadrez

E se os piões fossem de facto as peças mais importantes no jogo de xadrez? É o que defendiam alguns dos revolucionários de 1789! Vai ficar a saber em menos de 5 minutos neste artigo: a localização inicial dos peões, os movimentos dos peões, as aberturas para os peões rei e rainha, o que é um peão passado, uma , uma subpromoção, uma captura en passant, bem como a melhor forma de utilizar o peão com o grande mestre internacional de xadrez: Manuel Apicella!


xadrez peão tabuleiros de xadrez de madeira



Sumário: 

1) A posição inicial dos peões no xadrez  

2) O movimento do peão no xadrez  

3) Os trunfos insuspeitos do peão

   1. O peão passado  

  2. Promoção do peão no xadrez (o peão chega ao final do tabuleiro, na 8ª posição )  

   2.a) A sub-promoção do peão   

   3. O peão dobrado, o peão triplicado, o peão quadruplicado…etc.

   4. O aperto en passant do peão de xadrez  

   5. O garfo do peão 

 

Algumas generalidades sobre o peão…

 

O peão é a peça mais fraca do jogo de xadrez, vai reparar que é também a mais pequena em tamanho! 

peão xadrez as regras

 

O peão está assinalado (P), eis o seu pictograma no diagrama de xadrez :

pion echecs fondamental

Se dizemos que esta é a peça mais fraca, é porque o seu valor é dito ser 1 o que faz com que seja o menor valor no tabuleiro de xadrez. O valor de uma peça é determinado pelo número de casas que defende de uma posição. Com um peão, defende apenas 2 casas, o que é muito baixo, mas permite-lhe dar xeque-mate ao rei, fazer bifurcações interessantes… Vamos explicar!”

 

peões jogos de xadrez xadrez


 

1) A posição inicial dos peões no xadrez 

A posição inicial dos peões no tabuleiro de xadrez é a seguinte: 

pion echecs piece

Para vos recordar esta posição bastante simples, imaginem que se trata de um exército romano bem organizado a defender o castelo (delimitado pelas torres), o rei, a rainha…etc.

castelo de peões de xadrez

 

2) Movimentação do peão no xadrez 

O peão tem uma movimentação simples: 

pion echecs deplacement 2 cases
peão de xadrez move-se 1 casa
  • Quando ele sai da sua posição inicial, (a partir da 2ª linha (brancas) ou da 7ª (pretas)),o peão pode dar um salto vertical de 2 casas. Pode passar diretamente por cima de 2 casas,mas permanece na mesma coluna.
  • Este primeiro movimento possível de 2 casas numa só jogada é uma exceção. No resto do tempo, o peão só pode avançar uma casa de cada vez, verticalmente (permanecendo na mesma coluna). 
  •  O peão não pode saltar uma peça como o cavalo.
     
  • O peão não pode mover-se para trás. Só pode avançar e apanhar uma peça do adversário à sua frente!

Como pode o peão apanhar uma peça? *O peão pode apanhar uma peça que esteja uma casa à sua frente na diagonal. Não é possível que um peão tome uma peça que esteja na mesma lima, numa linha superior (mesmo à frente do peão). Nesta situação, se o peão não puder tomar outra peça, está bloqueado.

peão xadrez tomar uma peça

*Tomar uma peça significa que nos colocamos na casa de uma peça adversária e esta é assim expulsa do jogo, colocada à nossa direita fora do jogo. É um pouco como fazer uma guerra!

 

peão de xadrez 16 peões do tabuleiro de xadrez

3) Os trunfos insuspeitos do peão

Como acabámos de ver, o peão é uma peça bastante simples e pouco eficaz para atacar ou defender um grande número de casas ao mesmo tempo.
Mas isso sem ter em conta os recursos insuspeitos do peão! E há muitas possibilidades para o peão… 

Alguns revolucionários afirmavam que o jogo era ganho de acordo com a forma como os peões eram utilizados. Isto era uma referência ao povo, era dizer que o povo ganhou a batalha. Veremos que isto pode não ser tão infundado como se pensa, dadas as diferentes possibilidades que o peão tem.

 

 

1. O
peão passado

O peão passado é um peão que vai para a 8ª fila do jogo de xadrez sem problemas! Por outras palavras, nada o vai impedir de chegar à última linha. E, portanto, de ir até ao fim do tabuleiro para fazer a sua promoção.

peão de xadrez passado peão

Assim, é um peão que não é ameaçado por nenhuma outra peça no seu caminho. Podemos também falar de um peão passado protegido (se estiver protegido por outro peão), de um peão passado distante (se várias limas o separarem de outro peão e nada estiver na sua lima). O peão passado pode também estar no final do jogo, no meio do jogo ou mesmo bloqueado de várias formas. Eis uma análise de Manuel Apicella: 

 

 

2. Promoção de peões

Discutimos e explicámos esta expressão de peão passado no preâmbulo da promoção de peões. Como explicámos na introdução, o peão tinha uma grande importância ideológica para os revolucionários de 1789, pelo que quiseram dar-lhe um lugar de destaque e, para isso, inventaram a promoção do peão! Diz-se que um peão que chega à última fila para fazer a sua promoção “vai à rainha“. Costumava-se dizer de um peão que ele era “damado“.

promoção do peão no xadrez

 Promoção do peão é a transformação do peão se chegar na 8ª linha(peão branco) ou na 1ª linha (peão preto), para se transformar em rainha ou qualquer outra peça! Isto significa que quando o peão chega ao fim do tabuleiro, na primeira linha do adversário, o peão é promovido. 

 

tabuleiros de xadrez peão


  • A promoção é quase exclusivamente feita no final do jogo, nesta fase do jogo torna-se um verdadeiro objetivo estratégico e pode constituir uma verdadeira inversão do jogo final.
     
  • Para aqueles que se perguntam, o peão pode mudar para peças que não são necessariamente já tomadas. Isto significa que pode acabar com 2 rainhas, 3 torres, 3 cavalos ou 3 bispos! 
  • Não há limite para o número de promoções! Assim, pode acabar (teoricamente) com 9 rainhas.
  • Um peão deve ser promovido se chegar à 8ª posição (para as brancas) ou à 1ª (para as pretas). 

Temos muitos jogos de xadrez que incluem 2 rainhas extra para jogar com uma promoção de um peão a uma rainha. Para jogos que não incluem mais 2, é costume virar uma torre (a FIDE não permite isso, no entanto). 

Os revolucionários quiseram referir-se desta forma à ideia de meritocracia, a imagem é forte: mesmo a mais pequena das peças pode tornar-se a mais poderosa se percorrer o caminho para lá chegar! Assim, na ideia, a governação (a rainha ou dama) já não é herdada, mas dada aos mais merecedores.

 

Aqui está uma bela análise de Manuel Apicella sobre a promoção do peão: 

 

2.a) Sub-promoção 

pion echecs sous-promotion

Geralmente, a promoção é do peão para a rainha porque, se tiveres escolha, mais vale ficares com a peça mais poderosa… Mas, por vezes, esta escolha não é tão óbvia. Eis um exemplo, explicado por Manuel Apicella: 

A promoção do peão pode, portanto, ser de peão para rainha, torre, bispo ou cavalo. Todas as peças, exceto o rei e o peão, por razões óbvias. Esta subpromoção pode ser efectuada no caso apresentado por Manuel Apicella ou para evitar o impasse que é um empate. A subpromoção foi (e continua a ser) objeto de muitas análises, estudos ou problemas de xadrez.

 

jogo de peões de xadrez

 

 Aqui está uma explicação aprofundada da subpromoção com Manuel Apicella : 

 

3. O peão dobrado, o peão triplicado, o peão quadruplicado…etc.

peão xadrez peão dobrado

Existem ainda muitas outras expressões de análise do xadrez que incluem o peão. Por exemplo, falaremos de um peão dobrado quando dois peões da mesma cor se encontram na mesma ficha (resultante da captura de um peão), o que pode naturalmente ser transformado num peão triplicado ou mesmo num peão quadruplicado, ainda que este seja mais raro! Note-se que isto é uma fraqueza, pois os peões não se podem defender uns aos outros desta forma.

 

 

4. A
prise en passant 

A prise en passant é uma consequência do salto de 2 casas que um peão pode fazer a partir da sua casa inicial. Esta é uma forma excecional de capturar uma peça no jogo de xadrez. Normalmente, para capturar uma peça, é necessário deslocar-se para a sua casa. Não com o prise en passant. 

peão xadrez o prise en napoéon
posição do pion echecs

A prise en passant funciona um pouco como se o peão que saltou 2 casas tivesse saltado apenas uma casa. Veja você mesmo nas imagens acima.

 

Se você quiser entrar em mais detalhes sobre a captura do peão en passant, visite nosso artigo explicando a captura do peão en passant!

 

 

5. O garfo do peão

garfo do peão no xadrez

Uma das vantagens do peão é a sua capacidade de receber garfos. O que é o garfo no xadrez?O garfo no xadrez é a posição em que uma peça ataca 2 peças diferentes (numa única posição) obrigando assim o adversário a mover uma peça e potencialmente sacrificar uma. O peão tem, portanto, esta capacidade devido ao facto de ameaçar as duas casas que estão na sua diagonal. 

 Eis um exemplo de forquilha, a alavanca do peão analisada por Manuel Apicella:

 

O jogo começa geralmente com um movimento de peão, e por uma boa razão eles bloqueiam os movimentos das outras peças (exceto o cavalo, que pode saltar sobre os peões). Por isso, geralmente começa-se o jogo com os peões. Portanto, é necessário saber como iniciar seu jogo corretamente, a fim de se posicionar corretamente pelo resto do jogo e vencer a final, é claro!

Existem diferentes tipos de aberturas para peões rei ou rainha, para saber mais sobre isso, consulte nosso artigo sobre aberturas! Manuel Apicella, mestre internacional de xadrez ensina-lhe as diferentes aberturas, um conteúdo exclusivo e gratuito do King’s Chessboards 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *