Neste artigo, vamos abordar o tema da promoção do peão no xadrez. A promoção é a transformação do peão em rainha, quando este atinge a última posição oposta. Existe também uma subpromoção. Depois de definir estes termos, vamos analisar as situações a que dão origem e os raros casos em que é absolutamente necessário escolher a subpromoção em vez da promoção habitual!
Também encontrará muita informação nos artigos sobre a rainha no xadrez e no artigo sobre o peão no xadrez. Pode ser útil rever as suas noções básicas antes de se aprofundar no tema da promoção…
Resumo:
1 – A regra da promoção no xadrez : transformando o próprio peão em rainha
2 – A subpromoção do peão no xadrez./a>
3 – Quando escolher a subpromoção no xadrez? Exemplos.
4 – De onde vem a promoção? História de uma regra do xadrez.
1 – Promoção no xadrez: transformar o próprio peão em rainha
Promoção de peão no xadrez é a transformação do peão em rainha quando ele chega na linha #8 para as brancas e na linha #1 para as pretas.
Por outras palavras, é a transformação de um peão (ou vários) numa rainha quando esta chega à linha mais distante do tabuleiro.
Isto perturba o jogo e vira a mesa a favor das pretas.
A promoção no xadrez é o trunfo final do peão. Notará que a peça menos poderosa no jogo de xadrez pode ser transformada na peça mais poderosa do jogo! Isto está, portanto, relacionado com o próprio facto de o peão ser realmente a peça menos poderosa… Além disso, isto é algo a pensar a meio do jogo, (preservando os seus peões, por exemplo) para manter a possibilidade de fazer uma promoção (muitas vezes no final do jogo, como vemos acima).
Existe um limite para o número de promoções? Não. Você pode fazer quantas promoções quiser. Isto é teórico, na realidade é muito raro ter a oportunidade de fazer mais do que uma promoção. Teoricamente, pode-se ter 9 rainhas…
2 – A subpromoção do peão no xadrez
A subpromoção do peão é a promoção do peão em qualquer peça que não seja a rainha. Por outras palavras, a transformação de um peão numa torre, bispo ou cavalo.
A subpromoção é feita com as mesmas condições da promoção, na fileira mais afastada do seu lado.
Quando um peão chega na 8ésima linha (para as brancas) ou na 1st linha (para as pretas), ele é forçado a mudar de forma: ele foi promovido!
3 – Quando escolher subpromoções no xadrez? Exemplos.
A seguir, vamos explicar, com exemplos, porque é que por vezes é boa ideia escolher a subpromoção. Isto é contra-intuitivo porque podemos imaginar que quanto melhor for a peça que escolhermos, melhor será o nosso jogo. Este não é necessariamente o caso, e às vezes é uma boa idéia subpromover seu peão para evitar um empate.
4 – De onde vem a promoção? História de uma regra de xadrez.
A promoção é uma invenção revolucionária… E mais especificamente, a revolução de 1789. De facto, como muitas regras de xadrez, esta é uma medida ideológica concebida para descrever e ilustrar uma nova sociedade. A promoção do peão ilustra assim a meritocracia republicana.
Essa foi a maneira dos revolucionários dizerem que cada peão, cada pessoa do povo, poderia subir na sociedade se provasse ser digno disso. Desta forma, as peças já não têm um lugar atribuído, mas podem mudar de papel consoante o jogo. A importância simbólica deste facto é evidente. Não esqueçamos
o significado simbólico do jogo de xadrez, que representa a sociedade!
Aqui está uma análise de final de jogo com Manuel Apicella, ele explica porque a promoção é fundamental!
Para saber mais, consulte o nosso artigo sobre peões passados. Um conceito totalmente ligado à promoção de peões!
Interessado no aspeto histórico do jogo de xadrez? Visite o nosso artigo sobre a história do xadrez.