Este artigo foi concebido para principiantes absolutos! Encontrará todas as regras e explicações de que necessita para começar a jogar xadrez ou para verificar os seus conhecimentos de xadrez. Pode informar-se sobre pontos específicos em apenas alguns segundos, clicando no índice, mas também pode ler todo o artigo e seguir o percurso de aprendizagem que o convida a fazer. Ao longo do artigo, encontrará perguntas sobre o que leu. Encontrará as respostas a todas estas perguntas no final do artigo, bem como o grande Teste Final sobre todo o artigo! Permitindo-lhe memorizar o que aprendeu.
Resumo:
I – Equipamento para jogar xadrez
II – As coisas gerais que é preciso saber para compreender o jogo de xadrez e as suas regras.
1. Orientar corretamente o tabuleiro de xadrez.
2. Compreender a notação algébrica do xadrez.
3. As diferentes partes do tabuleiro de xadrez: encontrar o seu caminho em torno da sua estratégia.
4. As peças de xadrez, compreendendo a sua notação no diagrama e os seus valores no jogo.
III – As 5 regras básicas do xadrez que precisa de saber.
Regra do xadrez #1: Pegue uma peça.
Regra do xadrez #2:Movendo peças de xadrez
Regra do xadrez #3:A promoção do peão
Regra do xadrez #4: A captura en passant.
Regra de xadrez nº 5: o roque.
1º final de jogo possível: xeque-mate
2º final de jogo possível: empate
BÓNUS de regras de xadrez: 13 perguntas para verificar os seus conhecimentos!
V – Jogue xadrez agora! Razões para começar, como o fazer, equipamento a ter?
I – O equipamento necessário para jogar xadrez.
Tabuleiro de xadrez:Você vai precisar de umtabuleiro de xadrez. Se ainda não está a jogar competitivamente, não precisa de se preocupar com os padrões. Um facto a ter em conta é quese quiser gravar os seus jogos, vai precisar de um tabuleiro de xadrez numerado para facilitar essa tarefa. Também para jogadores experientes, isto pode ser muito interessante na sua progressão. A estratégia do xadrez exige-o mesmo! Ou para jogar às cegas, por exemplo, é necessário numerar o tabuleiro. Descubra todos os nossos jogos de xadrez para jogar a sua primeira partida de xadrez !!!
Notebook :Como acabámos de referir, se quiser anotar os seus jogos para ficar com um registo dos mesmos, vai precisar de um notebook especialmente adaptado para o efeito. Temos ainda a notação dos alegados jogos de Napoleão, esta é muito interessante! Se quer que os seus jogos se mantenham como os de Napoleão, opte sem mais demoras por um bloco de notas de xadrez!
Acessórios de xadrez :Depois, dependendo do seu jogo, vai ter precisa de umrelógio de xadrez. A maioria dos jogadores precisa deles para tornar o jogo mais dinâmico e evitar que um ou ambos os jogadores se percam no seu pensamento estratégico de forma ilimitada. É realmente importante ter umaforma de limitar o tempo de jogo de cada jogador para manter a harmonia entre os dois e permitirum jogo agradável.
O tabuleiro de xadrez em vinil :Também é um ótimo artigo para levar em viagem! Permite-lhe manter o seu pesado tabuleiro em casa e levar consigo um tabuleiro de xadrez leve e transportável. Numerados, eles são essenciais para aqueles que jogam competitivamente, é claro.
Então, acabamos de cobrir o equipamento de xadrez. Obviamente, este material pode ser adicionado à medida que aprende e de acordo com as suas necessidades. O essencial é, evidentemente, o tabuleiro e as peças de xadrez (o relógio não fica atrás!).
II – Os fundamentos que precisa de saber para compreender o jogo de xadrez e as suas regras.
O tabuleiro de xadrez é o local da batalha, e o local da batalha, é precisoconhecê-lo antes de entrar na luta! Conhecer a composição do local onde se desenrola o confronto é mais do que essencial, para isso é necessário ter um bom conhecimento do que é um tabuleiro de xadrez e da sua composição. Isto também lhe dará uma melhorcompreensão do valor de cada uma das peças e o que a suacolocação dita. No lugar, estrategista!”
Então, vamos começar. Um tabuleiro de xadrez é um quadrado de 8 x 8 quadrados. Como 8 x 8 = 64, o jogo de xadrez consiste em64 quadrados de igual tamanho. Com8 colunas e 8 linhas, cada uma compreendendo8 quadrados.
Estes quadrados são deduas cores diferentes, algunspretose outrosbrancos. As caixas não são necessariamente pretas ou brancas, é claro, mas são sempre cores que proporcionam contraste. Assim a cor, a mais escura representa as pretas e a mais clara as brancas.Nem sempre foi assim, em outras épocas (Idade Média) os quadrados eram mais frequentemente vermelhos, hoje em dia são de todas as cores mas o uso refere-se a eles como pretos ou brancos.
1. Orientar corretamente o seu tabuleiro de xadrez
Embora o tabuleiro de xadrez seja um quadrado, está, no entanto, numerado e, por isso, não pode ser levado em qualquer direção. Assim, adama está sempre numa casa da sua cor! Este é um ponto vital para orientar corretamente o tabuleiro de xadrez. Assim, a notação deve ser a seguinte. A numeração virada para si e para o seu lado deve ser feita em letras de “a a h”. À sua esquerda, é claro, a costa mostrará a numeração horizontal do tabuleiro.
2. Entendendo a notação algébrica no xadrez.
Aqui estão alguns exemplos explicativos para que você entenda como chegamos a nomear um quadrado. É óbvio que você pode pensar numa batalha naval, ou numa coordenada de GPS. É o mesmo princípio simplificado, estabelecer uma posição através de pontos de referência. Num tabuleiro de xadrez encontram-se8 colunas (de cima para baixo, dea a h) que são verticais.
Por isso se chama umanotação algébrica.
3. As diferentes partes do tabuleiro de xadrez: encontrar o seu caminho em torno da sua estratégia.
Então, vamos começar. Um tabuleiro de xadrez é um quadrado de 8 x 8 quadrados. Como 8 x 8 = 64, o jogo de xadrez consiste em 64 quadrados de igual tamanho. Com 8 colunas e 8 linhas, cada uma compreendendo 8 quadrados.
E assim, como se trata de um quadrado,8 linhas (da direita para a esquerda, de1 a 8)
O que você vê logo acima é chamado de diagrama, é uma representação do tabuleiro de xadrez, aparecerão os símbolos das peças que você descobrirá logo abaixo.
As colunas de “a a d” (a casa mais à esquerda até à casa da rainha constitui a ala da rainha do seu tabuleiro. O mesmo se aplica ao seu adversário. Como já deve ter
percebido, as colunas de “d a h” constituem a ala do rei do seu conjunto.
4. Peças de xadrez
, compreendendo a sua notação no diagrama e os seus valores no jogo.
Provavelmente já os conhece, pois estes símbolos são tão populares, são de facto as representações convencionais das peças de xadrez num diagrama.
Trata-se de uma referência comum a todos os jogadores do mundo inteiro! E é também muito utilizado em competições para trabalhar e progredir no xadrez graças aos diagramas de parede. Como vimos acima, os jogos de xadrez também são registados num caderno de xadrez especial para os acompanhar, pelo que cada peça tem a sua própria letra. Para registar cada jogada, utilizamos a notação algébrica para anotar a letra e a sua posição! Simples, não é?
Para os principiantes, pode ser tentador descrever o que se vê, ou seja, um cavalo e uma rainha.No entanto, trata-se de facto de um Cavalo (anotado C) e de uma Rainha (anotada D). Em inglês, dizemos Queen (Q) e é verdade que, historicamente, nós próprios lhe chamaremos isso.
Mas isso é outra história, se te interessar podes saber mais sobre a história da rainha do xadrez!
As colunas de “a a d” (a casa mais à esquerda da casa da rainha constituia ala da rainha do seu tabuleiro. O inverso é verdadeiro para o seu adversário. Como já deve ter percebido, as colunas de “d a h” constituema ala do rei do seu tabuleiro.
Lembrar: A rainha está sempre numa casa da sua cor, a torre direita também está sempre numa casa da sua cor!
Como pode ver aqui, as peças de xadrez não têm os mesmos valores. O valor de uma peça é indexado aos quadrados que a sua jogada cobre!
III – As 5 regras básicas do xadrez que você precisa saber.
Aqui vamos expor as regras básicas para jogar xadrez. Estas regras deverão ser completadas pelo capítulo sobre xadrez e xeque-mate.
Regra do xadrez nº 1: Pegar uma peça.
No xadrez, cada jogador joga uma peça de cada vez.
Jogar a sua vez significa mover uma peça no tabuleiro. Se a peça que move encontrar uma peça do adversário no seu caminho, pode tomar o lugar dessa peça com a sua peça, ou seja, toma-a. É assim que se “apanha” uma peça do adversário e a coloca no seu lado do tabuleiro. Não pode mover uma das suas peças para uma casa onde já se encontra outra das suas peças.
Os saltos, o roque e a movimentação do rei são excepções a estas regras! Iremos analisá-las com mais pormenor mais tarde.
Regra do xadrez #2: O movimento das peças de xadrez
Cada tipo de peça (torre, cavalo, rainha) tem o seu próprio movimento. Por outras palavras, pode fazer movimentos específicos no tabuleiro de xadrez. Vamos então ver quais são esses movimentos Veja também o nosso artigo especialmente dedicado às peças de xadrez móveis.
Os movimentos do rei:
Os movimentos da rainha:
Os movimentos do palhaço:
As jogadas do cavaleiro:
The tour moves:
As lances do pioneiro:
Como é que o peão pode tomar uma peça? O peão pode tomar uma peça, qualquer peça, desde que a peça esteja uma casa mais alta na diagonal do que o peão preto que se encontra por baixo. O peão preto pode ser tomado pelo peão branco, tal como o peão branco pode ser tomado pelo peão branco. A prise en passant é uma exceção.
Aviso: O peão não pode reverter e mover-se para trás!
Para mais pormenores sobre a deslocação das peças de xadrez, consulte o nosso artigo inteiramente dedicado à deslocação das peças de xadrez!
Regra do xadrez #3: Promoção de peões:
Iniciada pelos republicanos, a promoção do peão a rainha, foi feita com uma ideia de meritocracia (mostrando que mesmo o mais lambda dos peões pode se tornar a mais poderosa das peças). Assim, o peão adquiriu esse estranho poder de poder se tornar a peça mais poderosa.
Como promover peões?
Para ser promovido, o peão deve alcançar a linha 8: a última linha. Ou se for preciso uma peça na última linha. Uma vez feito isso, o jogador pode transformar seu peão em qualquer coisa que desejar (rainha, bispo, torre ou cavalo). Assim, pode ficar com 2 rainhas ou 3 bispos, por exemplo.
Regra 4 do xadrez: Catch en passant.
Um peão branco avança na sua linha inicial duas casas para a sua primeira jogada (ver jogadas do peão). Nesta altura, acaba por ficar ao lado de um peão preto (na mesma 4 coluna). O peão preto pode então comer o peão branco como se o tivesse comido uma casa antes. Como se a peça branca tivesse avançado apenas uma casa. Assim, o peão preto muda de linha e avança apenas uma casa.
Aqui está um resumo em vídeo:
Aqui está também um diagrama explicativo passo-a-passo do xadrez:
Regra número 5 do xadrez: o roque.
O roque é um movimento especial. De facto, é a única vez que uma torre pode saltar outra peça sem a tomar (como o cavalo) e que duas peças podem ser movidas numa única jogada!”
O roque consiste numa troca de casas. O rei pode ser movido duas casas na direção da torre com a qual castra (e sim, tenha cuidado, existem 2 torres!). Por fim, a torre fica ao lado do rei na casa mais próxima da do rei, passando por cima do rei.
Reminder: Para o lembrar em que casa mais próxima do rei deve colocar a torre (à direita ou à esquerda do rei), lembre-se que ao fazer o roque a torre deve necessariamente passar por cima do rei!
Há um roque grande e um roque pequeno. O roque grande é o roque feito com a torre mais afastada do rei (à esquerda do rei para as brancas) e o roque pequeno com a torre mais próxima (à direita do rei para as brancas).
Lembrança: Para recordar a diferença entre roque grande e roque pequeno. Se o roque for efectuado no lado do rei, trata-se de um roque pequeno. Se o roque for feito na ala da rainha, é um roque grande.
Aviso: Deve mudar primeiro o lugar do Rei e depois o da Torre, caso contrário a sua jogada será considerada ilegal. (É tudo o que há para fazer!)
Aqui estão os 3 momentos em que o roque é possível :
- Quando nem a torre nem o rei se moveram do seu lugar inicial no jogo (mesmo que tenham voltado ao lugar inicial, isso não é possível). No caso em que uma torre foi movida, mas o rei, o rei ainda pode jogar o castelo com a outra torre.
- Quando não há nenhuma peça entre o rei e a torre.
- Quando a torre é atacada na sua casa de chegada. Ao contrário da situação em que seria o rei, a torre pode ser atacada na sua casa de chegada. Isso pode ser um sacrifício para tirar seu rei de xeque.
Aqui estão os 5 momentos em que o roque não é mais/não é possível:
- Quando a torre ou as torres se deslocaram da sua posição original.
- Se o rei se moveu do seu lugar original, então não é mais possível fazer roque (pequeno ou grande) para peças da cor do rei que se moveu.
- Se houver uma ou mais peças entre o rei e a torre com a qual se pretende fazer o roque.
- Se o rei vai passar, ao rocar, por uma casa em que estaria em cheque.
- Quando a casa onde o rei chegará no final do seu roque é atacada por uma peça adversária. O rei também não pode fazer xeque-mate a si próprio, para fazer o roque.