Neste artigo, vamos explicar o que é um pat, o significado desta palavra, vamos também mostrar-lhe exemplos para que compreenda bem a situação que é este empate. Vamos também analisar um dos pats mais famosos da história do xadrez!
Sumário:
IV – O pat de alto nível: Evans – Reshevsky, 1963
I – A definição de pat
O que é pat?
Diz-se então um “jogador é paté”!
A expressão “pat”, origem & etimologia.
O que significa a palavra pat? De acordo com o centro nacional de pesquisa textual e lexical, existem várias hipóteses. A etimologia seria mais italiana e convergiria para o significado simples de um empate.
1640 (Oudin Ital.-Fr.), “fait de n’être ni vainqueur ni vaincu”
A expressão pat poderia muito bem ser uma derivação de pattare “pôr cartas pares”, um verbo italiano. A ideia que encontramos é a ideia de estarmos quites, um acordo comum, um pacto.
Para mais detalhes, patta é derivado de um verbo pattare “estar quites no jogo” que, por sua vez, seria derivado de patto “pacto”. Com uma idéia de reciprocidade encontrada no empate, já que nenhum dos dois ganha.
O pat, inevitável paradoxo.
Pat, não é realmente um conceito de jogo de xadrez em si, pois existe em muitos outros jogos de tabuleiro, como damas, bagh chal ou xiangqi. Nestes jogos, significa geralmente a derrota do jogador que já não pode fazer uma jogada legal. Não é este o caso do xadrez, que lhe dá movimento de empate após esta situação. Trata-se, na verdade, de um paradoxo resultante do facto de algumas jogadas serem impossíveis. Se um jogador tiver de jogar (sem poder passar a sua vez) mas não puder fazer uma jogada legal, isso marca necessariamente o fim do jogo.
II – 1º exemplo de pat
Acima, pode ver que se trata de um pat. Tenha em conta que:
1. O rei não se pode colocar em cheque
2. Quando se tem a jogada, deve-se jogar
Então, como as pretas só têm uma peça sobrando, as pretas são obrigadas a jogar o rei. Apesar de não estar em cheque nesta jogada (nenhuma peça o ameaça) está em impasse pois já não pode fazer nenhuma jogada legal. Empate.
Vemos aqui que, apesar de uma posição favorável para as brancas (a rainha), ocorre um empate. O empate pode, portanto, também ser visto como uma forma de não perder o jogo e sair de uma situação difícil.
III – 2º exemplo de pat
Aqui a linha é para os pretos.
As únicas casas onde o rei poderia se mover 8a, 7b,7a são atacadas.
7b e 8a são atacadas pelo cavalo branco em 5c.
O rei não pode, portanto, jogar, mas nenhuma peça o ameaça porque ele não está em xeque.
Impossibilidade de mover outra peça:Se uma peça o tivesse atacado ao mesmo tempo, teria sido xeque-mate. Como não é esse o caso, ele deve mover outra peça. Restam-lhe apenas 2 peões. Estas duas peças não podem avançar porque estão bloqueadas por peças adversárias. Também não podem
tomar nenhuma peça, pois não há nada para tomar em e5,g5, f6 ou h6.
Portanto, nenhum movimento é possível para o jogador preto. Assim, ele está empatado. Isto é um empate. Embora as brancas estejam numa posição melhor, esta situação resulta inevitavelmente num empate. Consequência do facto de o jogador de pretas não poder jogar.
IV – Pat de alto nível: Evans – Reshevsky, 1963
O pat surge frequentemente no final do jogo. E, como já deve ter adivinhado, como é mais vantajoso empatar uma partida do que perder, é por vezes provocado por um jogador em dificuldade. O Pat é muito raro a um nível elevado e é mais frequentemente provocado pela falta de jeito de um principiante.
Vamos, no entanto, ver com este famoso jogo de 1963, um exemplo de pat a um nível muito elevado.
Então, há exemplos famosos de pat de altíssimo nível.
Aqui, vamos observar. A linha é a das pretas.Embora tenha a vantagem de colocar o rei em xeque, as brancas encontrar-se-ão empatadas.
Com efeito, uma vez que as pretas são colocadas em xeque, a rainha preta em d7 tomará a torre branca em d2(Dxd7).
Uma vez feito isso, que movimento pode jogar branco?
Nenhum peão pode avançar ou pegar uma peça.
O rei também não poderá mover-se, pois só lhe restarão movimentos ilegais! O rei não poderá ir para d1, pois esta casa é atacada pela rainha, ainda na coluna d, embora numa posição completamente diferente. A torre defenderá toda a 2ª fila, incluindo d7 e d8.
Assim, as brancas deixarão de ter qualquer possibilidade de uma jogada legal, apesar do avanço material desta. Esta jogada é por vezes dada como um exemplo deswindle, e de facto o mínimo que podemos dizer é que é uma inversão!!!
V – O pat e a torre louca…
O que é esta expressão bizarra da torre louca? Na verdade, é sobre a torre da qual gostaríamos de nos livrar para fazer o pat, ela vai em todas as direcções. O objetivo é acompanhar o rei adversário.
Às vezes, perseguir a torre resulta num empate. Mas também é possível que o rei se proteja e não se deixe enganar pela torre. Nesta
configuração, o empate é impossível.
Aqui, as pretas devem atacar o rei branco com a torre.
Se a torre for tomada, isto terminará em empate.
Fontes :
https://dictionnaire.lerobert.com/definition/pat
https://www.cnrtl.fr/etymologie/pat
https://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1252040